No contexto atual da pandemia, muitos negócios estão buscando diferentes formas de se adaptar. Um dos setores que mais sofreu neste período, são os negócios do ramo de alimentação, que precisam ter cuidados específicos para o preparo dos alimentos e atendimento dos clientes a fim de evitar a proliferação do vírus da Covid-19. 

seguir, veja as medidas prioritárias que você deve aplicar no seu empreendimento, pensando sempre na segurança e saúde dos seus clientes, colaboradores e, claro, na sua também. Ao tomar esses cuidados, você também contribui para que seu negócio sobreviva a esse momento de crise.  

Mesmo que você tenha um empreendimento na área de alimentação, e não tenha um lugar fixo de trabalho, adapte alguns cuidados para a realidade da sua empresa. 

Quais são os cuidados para combate à pandemia no meu bar/restaurante? 

Ambientes que comercializam alimento são lugares tradicionalmente de grande circulação e aglomeração de pessoas. Afinal, é muito bom passar o tempo com boa companhia e comida, não é mesmo? Porém, diante do cenário atual, alguns comportamentos precisam ser mudados, tanto por parte do público, como do empreendedor. 

Quando se comercializa alimentos, seja por encomenda, venda direta ou ambulante, está alimentando vidas, alimentando pessoas. Isso significa que o empreendedor tem a responsabilidade em oferecer um alimento e um ambiente seguro, sem contaminação. Essa premissa é fundamental nos negócios da área de alimentos, e se torna ainda mais urgente no momento atual. 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), reunimos 6 cuidados essenciais que você deve ter no seu bar ou restaurante, esteja ele aberto ao público ou funcionando somente via entregas/retiradas no balcão.  

#1 Treinamento de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos da Anvisa 

O treinamento oferecido pela Anvisa é gratuito e indicado para toda a equipe que trabalha no local. Nele, é possível conhecer detalhes importantes sobre a manipulação segura de alimentosAo adotar no dia a dia do seu negócio as práticas aprendidas no curso, certamente você reduzirá o risco de transmissão de doenças por alimentos ou por aqueles que manipulam a comida.  

Para realizar o treinamento, que é online e possui certificado de conclusão, basta acessar o site 

#2 Dê uma atenção extra para a higienização

A limpeza do ambiente, equipamentos e utensílios do seu estabelecimento é importante para o combate de diversas doenças, não só da Covid-19. Veja como higienizar tudo de forma correta:  

  • Superfícies de trabalho: mesas, bancadas, balcões, pia, entre outros, devem ser limpos com álcool 70%. A frequência ideal de limpeza dependerá do ritmo de trabalho, mas o ideal é que seja feita ao menos uma vez ao dia.   
  • Equipe de trabalho: desde o início da pandemia está bem claro que lavar as mãos frequentemente com água e sabão é uma das principais formas de combater o Coronavírus. Aumente a frequência de lavagem das mãos e, se possível, fixe lembretes pelo estabelecimento e o passo a passo da lavagem correta 
  • Ambiente e instalações: higienize as instalações do seu empreendimento (espaço de produção, espaço de venda, maquinetas, carrinhos, maçanetas, interruptores, entre outros) com maior frequência. Intensifique o cronograma de limpeza e, caso você ainda não tenha um, é só baixar no final desse artigo e montar o seu. 
  • Insumos: Legumes, verduras, frutas e quaisquer produtos comprados para a produção do alimento devem ser higienizados antes do seu preparo. Para embalagens, álcool 70% é o suficiente. Para alimentos como legumes e verduras, o ideal é deixar de molho de 10 a 15 minutos em água com água sanitária (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária), depois do tempo decorrido, enxaguar bem  

Temos um artigo específico sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Leia e saiba mais sobre o assunto. 

#3 Disponibilize álcool em gel 70% para sua equipe e clientes

O álcool em gel 70% também é eficaz para limpar as mãos e afastar o vírus. Por isso, é indicado que você disponibilize o produto para a equipe e também para os seus clientes. 

Só é preciso tomar cuidado com o produto na cozinha! O álcool em gel é altamente inflamável e pode causar acidentes. Nesses casos, recorra à higienização das mãos com água e sabão.     

#4 Evite o contato muito próximo com outras pessoas 

O cumprimento, por enquanto, deve ser de longe! O ideal é que se mantenha uma distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas. Por isso, nada de abraços e beijos. No salão de atendimento, deixa as mesas afastadas e siga as diretrizes de lotação do seu município. 

Se alguém na equipe (inclusive você!) apresentar sintomas como: febre, tosse seca, falta de ar, cansaço, dor no corpo, entre outros, é importantíssimo que a pessoa se afaste e vá ao médico para saber se está com Covid-19. Caso a pessoa não tenha nenhum sintoma, mas tenha tido contato com algum caso positivo, também deve se resguardar e fazer isolamento social de acordo com indicação médica.  

#5 Fique de olho nas notícias do seu segmento

Busque informações em fontes oficiais e confiáveis. Lembrando que, decisões sobre isolamento social, mudança de bandeira, entre outras que podem afetar o funcionamento normal do seu negócio, sempre valem as da prefeitura da sua cidade.  

Siga as orientações dos órgãos de saúde para evitar a proliferação do vírus. Em breve tudo isso vai passar e vamos nos recuperar dessa crise!  

#Uso de máscara com boa vedação 

Nessa altura do campeonato, todos sabemos da obrigatoriedade do uso de máscara fora de casa. Mas não é qualquer máscara, ein? O ideal é que toda a equipe utilize máscara com boa vedação, que impeça que gotículas contaminadas entrem em contato com boca e nariz.  

A máscara PFF-2 ou N-95 sem válvula é a mais indicada para se proteger em ambientes públicos. No site PFF para Todos você encontra indicações sobre onde comprar PFF-2 para você e seus colaboradores por um bom valor. Além disso, no site eles explicam como reutilizar a máscara, que não deve ser lavada. 

Os clientes também devem fazer sua parte! Deixe claro que, para circular no estabelecimento (como para fazer pedidos no balcão ou ir ao banheiro) é obrigatório utilizar a máscara. Além disso, limite a quantidade de pessoas por mesa e, se possível, adote o sistema de reservas para se ter uma ideia da capacidade máxima que você poderá atender.