Você já parou para pensar nos seus clientes? Quem são eles e do que eles gostam? Quais as necessidades que eles têm? Por que eles consomem seus produtos ou serviços? Porque eles voltariam para a sua loja? Porque eles indicariam seu produto ou serviço para outra pessoa?

Pensar nessas perguntas vai ajudar você a conhecer melhor seu cliente e assim atender os seus desejos e necessidades da melhor forma, fazendo com que seja fiel ao seu negócio, consuma seu produto ou serviço sempre que precisar e também indique para outras pessoas, sendo assim um cliente fidelizado.

Mais do que uma simples ação, o ato de vender é um estudo! Para aumentar suas chances de atender e satisfazer seu cliente, você precisa entender quem ele é, do que ele precisa, como ele pensa.

Por isso, vamos agora te ajudar a definir o perfil do seu público-alvo. Para isso, tente visualizar as pessoas que compram seu produto ou serviço! É bem importante você se basear em pessoas reais pois iremos tentar achar padrões. Caso você esteja iniciando um negócio, visualize o público que queira atingir. E cuidado! Quem deseja vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém... Bom, talvez seja um pouco dramático, mas é importante já saber que uma mãe solteira de 2 filhos não tem o mesmo comportamento de compra que um estudante ou que um casal de idosos.

Vamos lá?

1# Informações de perfil (demográficas)

Apesar da palavra “demografia” soar complexa, ao definir o perfil do seu público-alvo, a primeira coisa é juntar todas as informações básicas e objetivas sobre ele:

  • A maioria é homem ou mulher?
  • Casados ou solteiros? Com ou sem filhos?
  • Qual idade deles? Lembre-se que crianças, jovens, adultos ou idosos tem necessidades diferentes
  • Onde eles moram? São da comunidade em torno do seu negócio ou vem de outras regiões? Se o público vem também de outras regiões, comece a pensar por que isso acontece, falta o produto lá ou elas preferem o seu?
  • Qual é a profissão e a renda do seu público?
  • Quais são os interesses? (Por exemplo, gostam de assistir televisão, de ler, de ir caminhar no parque, de chocolate, etc.), que lugares eles costumam ir?

As perguntas que listamos foram pensadas para clientes que são pessoas, mas lembre-se que seu cliente pode ser outra empresa. Se for o caso, você pode seguir a mesma lógica, pensando nas características principais que identificam seus clientes como o seu faturamento, número de empregados, etc.

2# Hábitos de consumo

Também, é interessante saber como eles costumam comprar para você adaptar as suas estratégias de venda da melhor forma:

  • Onde eles costumam comprar o tipo de produto ou serviço que você vende? Em lojas especializadas, no supermercado, na internet, em feiras ou na rua?
  • Quando o público costuma comprar? Durante o dia, no horário depois da saída dos filhos da escola, nos finais de semana, no verão, ou em alguma data comemorativa?
  • Que preço eles costumam pagar?
  • Como pagam: parcelado ou a vista? Em dinheiro ou cartão?
  • Qual é a frequência da compra deles? Diária? Semanal ou mensal?

Caso o seu cliente seja uma empresa, você também pode levantar essas informações: qual é o tamanho da empresa? Qual é o ramo e o faturamento?

3# A necessidade do seu cliente

Talvez seja a pergunta mais importante que você precisa responder para entender o seu cliente: qual necessidade do seu cliente o seu produto ou serviço pretende resolver?

Você consegue pensar em uma ou duas pessoas bem representativas desse perfil todo? Caso sim, se inspire delas quando for pensar no seu produto ou serviço!

4# Comunique com seus clientes

Pode ser visto como uma propaganda, mas é basicamente informar ao público o que você está oferecendo como produto ou serviço. Olhando para o perfil que definiu antes, veja quais são os canais de comunicação mais relevantes: panfleto, cartazes, carro de som, website, página no Facebook, etc. Tudo vai depender de onde você tem mais probabilidade de encontrar seus clientes.

A comunicação não é só um canal de ida, é um canal de volta também. À medida que você informa a ele quais são os seus produtos, ou serviços ou algum evento, promoção que você está fazendo em seu estabelecimento, também é interessante saber como ele está vendo e recebendo essas informações.

Ouça cuidadosamente o seu cliente, algo que ocorre durante a venda e também depois. Durante a venda é você entender quais são as necessidades do cliente em relação ao seu produto ou o seu serviço, e depois é conversar e escutar o cliente, dar espaço para que ele dê dicas ou sugestões ao negócio. Porém, não se prenda a clássica frase “o cliente tem sempre razão”, pois isso nem sempre é verdade. É fundamental escutá-lo com educação, e depois disso ponderar quais as mudanças você vai se dispor a realizar. Demonstre que está preocupado com a satisfação do cliente, e partir dessa opinião, se esforce para atender a expectativa.

Você pode envolver o seu cliente para construir ideias para o seu negócio, o seu produto, e até mesmo ideias de como vender melhor. De modo simples, fazer o cliente perceber que é parte do seu negócio.

5# Transforme o seu cliente em seu fã

Você precisa se aproximar o seu cliente para que ele seja fã do seu negócio. Divulgue e torne o seu negócio cada vez mais conhecido pelas pessoas que ele conhece, amigos, vizinhos. Se o cliente é um fã, ele acaba também recomendando seu negócio nas redes sociais, divulgando a sua marca e sendo um defensor do seu negócio. E assim, você prospecta novos clientes e até mesmo um novo mercado.

Confira algumas ideias de como você pode promover essa fidelização. Você pode criar:

  • Cartão fidelidade;
  • Entregar bônus;
  • Preparar combos;
  • Promoções ou descontos;
  • Brindes mediante a algum valor de compra.

Lembre-se: procure conhecer seus clientes e suas necessidades - do que eles gostam - para assim saber como seu produto ou serviço melhor o atende.

Promova um relacionamento com seus clientes para mantê-lo sempre informados sobre o que você está fazendo e assim fazê-los lembrar do seu empreendimento.

Com divulgação, um bom atendimento, produto de qualidade com preço justo, você irá cativar cada vez mais a clientela, podendo ela se tornar fã do seu trabalho e assim conquistar cada vez mais clientes ao seu negócio.

Não esqueça de compartilhar com a gente a sua experiência com fidelização de cliente nos comentários abaixo!