Reduzir custos de pequenos negócios precisa ser feito com muita estratégia para não impactar a sua produção e qualidade na entrega de produtos e serviços.

E para te dar uma mãozinha com isso, preparamos esse artigo com 10 formas de reduzir custos de pequenos negócios sem que você se prejudique e ainda consiga manter a eficiência de seu comércio.

Confira as nossas dicas na sequência!

Qual a importância de reduzir custos de pequenos negócios?

A redução de custos de pequenos negócios é importante porque colabora para que exista um equilíbrio financeiro do seu  empreendimento.

E essa redução de custos pode ser realizada em várias áreas de um negócio, mas é preciso estratégia e muitas avaliações para fazer isso na prática.

Isso porque cortar custos aleatoriamente pode ser um erro gravíssimo e que irá prejudicar o seu negócio, principalmente se essa redução de custos for feita em partes essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Então, antes de  aprender a como reduzir custos de pequenos negócios, estude bem a sua empresa para compreender em quais setores é fundamental manter os gastos.

Quais são os custos de um pequeno negócio?

Os custos de um pequeno negócio são todos os gastos que você tem que envolvam os seus produtos e serviços, ou seja, vão desde gastos com matérias-primas, embalagens, fornecedores e logística.

Outros custos de um pequeno negócio que podemos citar são os gastos fundamentais para que ele exista, como pagamento de impostos, aluguel (caso tenha um espaço físico), contas com luz, água e afins.

Além do mais, é preciso considerar que existem custos e despesas fixos e variáveis.

Os custos fixos são aqueles que não mudam independentemente do quanto você vendeu ao longo do mês, como custos com aluguel.

Já os custos variáveis são aqueles que mudam de acordo com a sua demanda ou sazonalidade, como custos com a matéria-prima.

Levantar tudo isso é fundamental para começar a entender como reduzir custos de pequenos negócios.

Como reduzir custos de pequenos negócios?

Na sequência, apresentamos a você 10 dicas valiosas de como reduzir custos de pequenos negócios. Confira!

Faça um levantamento de todos os seus custos atuais

O primeiro passo para reduzir custos de pequenos negócios é fazer um levantamento de tudo que você gasta com a sua empresa.

Para isso você precisa analisar bem quais são as atividades e processos que consomem recursos do seu negócio, desde conta de energia, fatura de internet, aluguel de espaço físico, fornecedores e afins.

Custos estratégicos x custos não estratégicos

Você sabia que nem todo gasto do seu negócio é um desperdício?

Existem custos que são uma vantagem competitiva do seu negócio, como valor de uma matéria-prima específica e até mesmo o salário de um colaborador que ajuda você a tocar o seu empreendimento.

É fundamental que você faça uma análise crítica de quais são os custos estratégicos da sua empresa e evite mexer neles para não ter prejuízos.

Elimine gastos não estratégicos para reduzir custos de pequenos negócios

Depois de analisar quais são os seus custos estratégicos, é hora de  fazer uma vista grossa para os gastos não estratégicos, pois são eles que vão te ajudar a reduzir custos de pequenos negócios.

Entre esses gastos costumam entrar custos com energia elétrica, produtos de limpeza, materiais de escritórios e afins.

Todos esses pontos podem ser reduzidos de forma inteligente sem afetar a sua produção.

Economize recursos

Os recursos que você usa no dia a dia no seu negócio costumam ser um dos principais pontos que podem passar por uma redução de custos.

Por exemplo: gastos com internet, com energia elétrica, com papel e afins.

Para energia elétrica, por exemplo, você pode começar a usar com moderação aparelhos elétricos e, se for possível, aproveitar mais a luz natural para iluminar o seu espaço.

Os custos com telefone e internet podem ser revistos e passarem por uma mudança de plano ou de empresa que cobre um valor mais econômico.

Já os custos com impressão podem ser reduzidos quando você adota recursos tecnológicos no seu negócio, como fazer comunicação com seus clientes por WhatsApp ou armazenar qualquer tipo de contrato ou documento no computador.

Estabeleça um teto de gastos para conseguir reduzir custos de pequenos negócios

Uma forma eficiente de reduzir custos de pequenos negócios é definir um limite de gastos mensais para você não perder o controle de quanto está gastando.

Para fazer isso você pode avaliar o histórico de gastos dos últimos meses do seu negócio e visualizar o quanto geralmente é gasto, para definir o valor do teto de gastos.

Como a ideia é economizar, o ideal é que o teto de gastos fique entre 5% e 10% menor do que os gastos dos seus meses anteriores.

Negocie dívidas

Empréstimos e financiamentos também são custos do seu negócio, então, se você tem uma dívida, considere negociá-la para quitá-la com melhores condições.

Na negociação você pode optar por fazer um adiantamento ou parcelamento e até mesmo migrar a dívida para outro banco se ele oferecer uma redução de juros e encargos. 

Revise seus fornecedores

De tempos em tempos é ideal que você avalie os seus fornecedores e veja outras opções do mercado para saber se existem custos menores e que podem ser mais vantajosos ao seu negócio.

Neste ponto, destacamos que você não deve abrir mão da qualidade, pois isso pode impactar nas suas vendas.

Além do mais, você também pode otimizar as suas negociações com fornecedores para pagar menos, como fixar um cronograma de compras e fazer negociações de volumes maiores da sua matéria-prima. 

Lembre-se que para qualquer tipo de negociação com fornecedores você precisa ter o máximo de informações possíveis para ter argumentos para a sua negociação ter mais sucesso.

Gerencie melhor o seu estoque

Você já parou para dar uma olhadinha no estoque do seu negócio?

Um estoque parado ou sem planejamento pode estar custando muito caro para você.

O ideal é que você sempre trabalhe com um estoque que seja compatível com o seu volume de vendas para não ter nenhum problema financeiro, como dinheiro parado.

Isso porque ter mercadorias paradas eleva o risco de perdê-las ou que elas sofram alguma avaria. E aí já viu né?! Prejuízo na certa!

Então, para evitar esse tipo de problema faça as suas compras de acordo com o tempo que os produtos ficam armazenados, pois assim o seu fluxo de dinheiro irá funcionar melhor.

Diminua gastos com cartão de crédito para reduzir custos de pequenos negócios

O cartão de crédito é um dos vilões dos brasileiros e a principal razão de endividamento entre nós.

Quando falamos de pequenos empreendedores esse é um risco ainda maior porque é comum pensarmos que colocar despesas da empresa no cartão de crédito irá reduzir custos.

Essa atitude é um erro porque muitas vezes não conseguimos pagar o cartão de crédito e as taxas cobradas pelos bancos e operadoras começam a acumular o valor da dívida.

Deste modo, eliminar custos com o seu cartão pode  ser um passo perfeito para reduzir custos de pequenos negócios de maneira inteligente.

Monte um orçamento de negócios

Montar um orçamento do seu negócio e alimentá-lo mensalmente fará com que você consiga visualizar todos os seus gastos e tomar decisões estratégicas com base em dados reais.

Além disso, com um orçamento em mãos você consegue ter noção de quanto dinheiro entra e sai do seu negócio todos os meses.

Estude sobre finanças para reduzir custos de pequenos negócios

Se você ficou em dúvida em como montar um orçamento de negócios para conseguir reduzir custos, a melhor maneira de fazer isso é estudando sobre finanças.

É através dos estudos que você conseguirá entender melhor como cuidar da saúde financeira do seu negócio e evitar ficar no vermelho no fim de todos os meses.

Aperfeiçoe seu conhecimento sobre finanças com o curso online e gratuito de Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras.

Exemplos práticos de redução de custo para pequenos negócios

– Telefone e internet

Conforme falamos acima, avalie o seu pacote de telefone e internet e a sua operadora atual e procure por opções mais econômicas.

– Contas de água e energia

As contas de água e energia podem ser reduzidas se você diminuir o uso delas no dia a dia do seu negócio.

– Impressões

Eliminar o papel do seu negócio não é um monstro de sete cabeças e com certeza irá ajudar você a reduzir custos, além de tornar o seu negócio mais tecnológico. 

Aperfeiçoe seu conhecimento sobre finanças com o curso online e gratuito de Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras.

Conclusão: qual a melhor forma de reduzir custos de pequenos negócios?

Hoje a nossa missão era trazer dicas de como reduzir custos de pequenos negócios.

Como você viu ao longo desse artigo, existem muitas maneiras de fazer isso na prática, mas sem dúvidas a mais eficiente delas é estudando sobre finanças para entender melhor quais são os pontos críticos do seu negócio que merecem  um olhar mais atento da sua parte.

E para isso você pode e deve contar como o curso de Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras da Aliança Empreendedora, Tamo Junto e #ElaFazHistória.

Aproveita que ele é totalmente online e GRATUITO!